Articulação para trazer o OVISA para Inhumas

Articulação para trazer o OVISA para Inhumas

Tendo como base o grupo CASAIS COM CRISTO, criado é claro, antes de se implantar o OVISA em Inhumas, o grupo tinha como base a oração e a ação. Os casais estavam felizes como membros participantes do grupo.

O grupo era composto por 08 casais distintos:

Davi e Iracema, Toninho e Sirley, Gilberto e Margarida

Odílio e Eleny, Aderivaldo e Aldisia, Iram e Cleydineia

Toninho Vasconcelos e Vera, Joaquim Batista e Ivanildes

Atentos às necessidades da comunidade e o desejo de colaborar na evangelização de outras famílias, durante uma reunião realizada na casa do casal anfitrião Odílio e Eleny, o casal Davi e Iracema comunicou aos demais membros do grupo sobre a existência do movimento de casais do OVISA – Orientação para Vivência Sacramental na capital do Estado, Goiânia, que era coordenado à época pelo casal João Batista e Célia, cunhado e Irmã do Davi.

Nas reuniões seguintes os casais do grupo discutiram as possibilidades de trazer o movimento para Inhumas. Celebrado o acordo entre todos, partiram para o planejamento e a execução da nobre missão.

O primeiro passo, como deve ser de praxe era buscar apoio do pároco, à época nosso querido Pe. Silvio Ordonez, pároco da Igreja Matriz de Sant’Ana.

Os casais do grupo reuniram com Pe. Silvio expuseram-lhe o propósito de se criar o OVISA em Inhumas, pediram a devida autorização que fora prontamente concedida por ele. Nascia dessa forma o apoio irrestrito do Pe. para que se realizasse o primeiro encontro. Autorizada, os membros do grupo de Casais com Cristo oficializaram o convite para que a coordenação do núcleo do OVISA de Goiânia, Célia e João Batista, viessem a Inhumas para dar maiores informações sobre a dinâmica e o funcionamento do movimento de casais do OVISA, E assim, foram prontamente atendidos, recebendo todas as explicações sobre os objetivos e finalidades do movimento com suas normas e diretrizes.

Foram realizadas várias reuniões com a participação dos membros do grupo de Casais com Cristo, núcleo de Goiânia e as coordenações das

primeiras equipes de trabalho com o apoio incondicional do Pe. Silvio.

Os membros do grupo decidiram que estavam prontos para enfrentar o grande desafio de trazer o OVISA para Inhumas. Decisão tomada. Mãos à obra. Era necessário constituir o primeiro Casal Base, formar as coordenações das equipes de trabalho e fazer o convite para os primeiros palestrantes obedecendo as exigências do movimento.

Após a organização de todos os requisitos, as equipes foram constituídas, os casais cursistas convidados. Era chegado o grande momento, ou seja, a realização do 1º Encontro de Casais do OVISA de Inhumas nos dias 27 e 28 – 05/1995 no Colégio Estadual Manoel Vila Verde.

O 1º Encontro foi coordenado pelos casais:

Casal coordenador: Célia e João Batista (Goiânia)

Casal Base: Iracema e Davi

Equipe Interna:

Casal: Ana Maria e Wagner (Goiânia)

Casal Tesoureiro: Aldisia e Aderivaldo

Casal Secretário: Cleidineya e Iram

Diretor Espiritual: Pe. Silvio Ordonez

Palestrantes:

Plano de Deus – Casal: Luziene e Saulo da Silveira (Goiânia)

Batismo e Crisma – Casal: Osmarina e Hélio Rubens (Goiânia)

Ordem e Unção dos Enfermos – Genesi e Rui Carlos (Goiânia)

Momento de Maria – Casal: Marilene e Euler (Goiânia)

Reconciliação – Pe. José F. Blanco (Goiânia)

Caridade – Casal: Darcy e Jurandir Clemente (Goiânia)

Matrimonio e Amor – Casal: Naima e Jarbas (Goiânia)

Amor e Sexualidade – Casal: Silvia e Lourival (Goiânia)

Pais e Filhos – Casal: Maria Adelaide e Odvanir (Goiânia)

Eucaristia – Casal: Ana Maria e Wagner (Goiânia)

Do primeiro Encontro nasce o primeiro grupo do OVISA na cidade de Inhumas, grupo VIDA, que se mantém forte e atuante colaborando de maneira decisiva para o crescimento do movimento e a evangelização de centenas de famílias em Inhumas e região.