11° Assembleia de estudos do OVISA em Três Lagoas

Nos dias 21 a 23 de julho de 2017, aconteceu em Três Lagoas-MS, a XI Assembleia de Estudos do OVISA, cujo Tema foi: “Família: Desígnios de Deus” e o Lema: A Realidade e Desafio da Família Cristã.
No dia 21, os participantes foram acolhidos com um lanche, às 17:00 horas e às 19:00 horas teve início a Santa missa, celebrada pelo Sr. Bispo de Três Lagoas – Dom Luiz Knup e co-celebrada por Padre Fábio Alves de Oliveira, Assistente Eclesiástico da Presidência, Padre William Aparecido Leal, Assistente Eclesiástico da Regional XII – Águas Quentes e Caldas Novas-GO, Padre Adriano – diretor do Instituto Teológico, de Campo Grande-MS, e o Padre Luiz Carlos Mariano, Pároco da Catedral de Três Lagoas.
Logo após aconteceu um jantar preparado pelos ovisistas de Três Lagoas.
Contou com a presença de todas as Regionais, inclusive com a representação do JOVISA.
No dia 22 – sábado, no período da manhã foi aberta oficialmente a Assembleia com o estudo da Exortação do Papa Francisco Amoris  Laetítia, apresentada pelo Padre Adriano, diretor do Instituto Teológico, de Campo Grande-MS. O Documento que para o leigo fica difícil  entender, reconhecer  e encontrar seu propósito, o Padre Adriano fez uma explanação muito detalhada, apresentando de uma maneira muito clara e simples, para que todos pudessem assimilar.

 
À tarde foi apresentado um vídeo gravado e enviado pela Fundadora do OVISA, para a Assembleia, com mensagem de entusiasmo aos participantes e lamentando a ausência na Assembleia.
A seguir foram apresentadas as propostas de mudanças para o Estatuto do OVISA e do JOVISA com explicações das propostas e finalmente as votações de cada artigo proposto. Com opiniões contrárias, porém foi bastante democrática até   se chegar a um denominador comum.
Foi decidido também em Assembleia que a Sagrada Família, será padroeira do OVISA Nacional e cada Regional deverá comprar sua imagem.
No final da tarde a Presidência se reuniu com os Regionais e ficou decidido que a próxima reunião será na Assembleia Nacional, que deverá acontecer em Corumbá-MS, em Julho de 2018 e a última reunião será no mês de novembro de 2018, em Três Lagoas – MS.
Um delicioso jantar com muita animação encerrou a noite do sábado, 22, tendo um grupo de animação e também com a participação dos adolescentes “Irmãos de Paula” com músicas regionais e músicas de raiz.
Dia 23, domingo, tivemos a Palestra sobre “Sexualidade do casal” proferida pelo casal vice-presidente do OVISA, Creusa e Mário Barbosa, que falou sobre a importância da sexualidade no Matrimônio.


Em seguida a Presidência apresentou os resultados dos questionários respondidos anteriormente, que mostrou um retrato do OVISA no Brasil, onde se encontra, como e quantos somos os ovisistas. Qual o trabalho apresentado pelo OVISA nas paróquias e os anseios e necessidades.
Para encerrar, a Presidência falou da importância do OVISA assistir aos casais de segunda União em suas paróquias.
De acordo com relatos de ovisistas participantes, apesar de algumas discussões e desacordos durante as votações, o saldo foi positivo.  Pois transcorreu tudo com muita alegria e entusiasmo, sendo os assuntos tratados bastante interessantes.
A seguir aconteceu a missa de encerramento celebrada pelo Padre Fábio e co-celebrada pelo Padre William. Logo após teve início o almoço e em seguida deu-se as despedidas dos casais.